Serviços da Mauricio Placeres: Assessoria para se vestir bem
Muito mais do que gravatas, trajes ou camisas, a Mauricio Placeres oferece uma assessoria completa e exclusiva para se vestir bem. “É entender o cavalheiro e entender quando as roupas serão usadas. Compreendendo a pessoa, o ambiente, o local, o horário, o entorno e o tom do lugar, definimos o que cai bem para cada ocasião”, explica o tailor Mauricio Placeres.
São feitos estudos de cores, tecidos e matérias-primas para cada cavalheiro e cada situação. Características físicas como estatura, porte, cor da pele e dos cabelos são levadas em consideração, assim como características da personalidade de cada cavalheiro, seus gostos e experiências. Preferências sobre arte, viagens, estéticas… tudo faz parte da minuciosa análise feita por Mauricio Placeres e sua equipe.
Travel Tailor Mauricio Placeres
O serviço de Travel Tailor é completamente premium e surgiu para atender à demanda dos cavalheiros que desejam a assessoria exclusiva da Mauricio Placeres porém habitam em outras cidades ou possuem uma agenda atribulada de viagens constantes. “Levamos um pouco do nosso mundo para esse cavalheiro, que confia plenamente nos nossos serviços”, afirma Mauricio.
Com o serviço de Travel Tailor, o cavalheiro pode ser atendido em qualquer cidade do mundo, em sua residência, escritório ou hotel. Em uma conversa prévia, o tailor reúne as principais informações necessárias para fazer uma pré-seleção de tecidos e matérias-primas. No primeiro encontro com o cavalheiro, além desses materiais também são levadas algumas peças prontas que ajudam a visualizar a futura criação.
Depois desse encontro o tailor volta para a matriz e começa a feitura das peças. O ideal é que as provas finais sejam feitas na Casa Mauricio Placeres, onde espelhos e iluminação especial mostram os mínimos detalhes do trabalho, mas elas podem ser feitas onde quer que o cavalheiro esteja.
Materiais Utilizados na Casa Mauricio Placeres
A Mauricio Placeres trabalha com os melhores fornecedores de matéria-prima do mundo, consagrados internacionalmente pela qualidade dos seus produtos.
Lanifícios
- Dormeuil: Fundada na França em 1842, é conhecida por usar nos seus tecidos materiais de extrema qualidade, como cashmere, pashmina, merino, mohair e seda. Mistura a herança de qualidade inglesa com os estilos italiano e francês.
- F.Lli Cerruti: Criada em 1881 na província de Biella, região italiana do Piemonte tradicional por seus lanifícios, a empresa combina conhecimentos ancestrais e tecnologia de ponta para produzir os mais exclusivos tecidos. Usam geralmente fios acima de s’130, pois gostam de tecidos mais finos e fluidos, que marcam as formas do corpo.
- Scabal: Referência em lãs de altíssima qualidade, a inglesa Scabal foi fundada em 1938 por Otto Hertz. Seguindo o estilo britânico, a marca tem preferência por materiais estruturados e encorpados. Mesmo os tecidos com mais fios possuem uma aparência rígida, proporcionando um corte mais reto.
- Ermenegildo Zegna: Assim como a Cerruti, a Ermenegildo Zegna está localizada na província piemontesa de Biella. Foi fundada em 1910 e é famosa por possuir uma cadeia de produção integrada, controlando até mesmo a criação dos seus rebanhos de ovelhas.
- Drago: Criada em 1973 também na província de Biella, a Drago começou atuando como fornecedora dos lanifícios da região e se tornou um dos principais nomes em tecidos masculinos de alta qualidade.
- Reda: Outra empresa localizada na Biella, a Reda surgiu em 1865 quando Carlo Reda transformou um velho moinho em um lanifício. Hoje a empresa mistura tradição e tecnologia e é grande referência na produção de lãs.
- Loro Piana: Também baseada na província de Biella, a Loro Piana foi fundada em 1924 e é conhecida pelos seus tecidos que utilizam lãs superfinas e materiais como vicunha e cashmere.
- Trabaldo Togna: Fundada em 1840 por Quirico Trabaldo Togna, a empresa se especializou em lã natural stretch, que estica sem ter elastano na composição. Também é da província italiana de Biella.
- Canclini: A fornecedora dos tecidos para as camisas é a tradicional empresa italiana Canclini, fundada em 1925 na Lombardia e reconhecida por ser uma das melhores tecelagens do mundo.
Tecidos
- Lã fria (s’120, s’130, s’140, s’150, s’160, s’180, s’210): Fabricada a partir da lã das ovelhas Merino, é a principal matéria-prima utilizada nos trajes. Por isso, é considerada o tecido mais atemporal que existe. Uma das características que possui é o poder de conservar a temperatura do corpo: no inverno ela mantém o calor e no verão ela resfria, servindo para as duas estações.
- Extremamente versátil, é usado tanto em roupas para o dia-a-dia quanto em trajes para casamentos e eventos formais. Quanto maior o número, maior será a quantidade de fios na trama do tecido e mais finos serão esses fios. Assim, uma lã s’100 é mais grossa do que uma s’180. Lãs acima de s’140 são produzidas a partir de fios muito finos, resultando em um tecido delicado, suave e maleável.
- Lã com seda: Ao ser mesclada com a lã, a seda dá um toque ainda mais delicado e macio, acrescentando seu brilho natural característico.
- Lã com cashmere: A cashmere dá um caimento macio e confortável à lã, fazendo com que o tecido tenha um pouco de elasticidade. Muito usada em casacos e blazers para o inverno, não é comumente usada em calças por ser mais delicada.
- Lã com natural stretch: Tecido com elasticidade natural, sem o acréscimo de nenhum fio sintético. O processo mais comum para criar esse resultado é uma torção nos fios da trama. Pode ser usado em trajes para o dia-a-dia e em modelos de corte slim.
- Lã: A lã mais grossa, com gramatura acima de 280, é usada em blazers e casacos pesados como o overcoat, pea coat e trench coat. Ideais para o outono e o inverno, esses tecidos seguram a temperatura do corpo mas, ao contrário da lã fria, não fazem a troca de calor. O toque geralmente é um pouco áspero.
- Linho: 100% natural, o linho vem do talo de plantas e foi um dos primeiros tecidos usados pela humanidade, sendo produzido desde o antigo Egito. Bem fresco e resistente, é ideal para as estações mais quentes do ano. Como o linho amassa muito, é utilizado em roupas para ocasiões informais, como calças, bermudas, camisas, coletes ou paletós sem forro e sem ombreiras.
- Algodão: Outro material 100% natural, é mais rígido e estruturado que o linho e aparece em diversas gramaturas. Pode ser usado em calças, blazers e camisas. O algodão peruano do tipo Pima é o mais utilizado pelas melhores marcas de tecidos.
- Linho com algodão: A mescla dos dois materiais garante tecidos com mais estrutura. Ideais para calças e paletós com forro e ombreira.
- Cashmere: Tecido muito delicado, usado em cachecóis, malhas e coletes.
- Cashmere com seda: Ideal para meia estação, possui toque macio e sedoso. Está disponível em várias gramaturas e pode ser usada em casacos e blazers.
- Vicunha: Material fino e de extrema qualidade, produz o tecido de origem animal mais valioso do mundo.
- Forros: Os forros das peças são de acetato, viscose ou cupro. O tecido que dá a estrutura interna se chama cavas e pode ser feito de crina de cavalo, viscose ou algodão.
Botões
Os botões utilizados nas criações da Mauricio Placeres são feitos com os melhores materiais disponíveis: chifre, pó de chifre, ureia, corozo, osso, pó de osso, madeira, coco, cobre e metais. Assim, a durabilidade é garantida por tempo indeterminado.
Abotoaduras
As abotoaduras podem ser de aço cirúrgico ou verdadeiras joias, feitas de ouro ou ouro branco com pedras ou diamantes.
Lenços de bolso
Acessórios que fazem toda a diferença na composição, os lenços de bolso podem ser de seda ou algodão com seda e devem fazer parte do look para um visual completo. Se dividem entre o pocket square (de uso estético) e o handkerchief (de uso funcional).
Gravatas
A casa conta com uma coleção própria e exclusiva de gravatas de seda, produzidas pelos fornecedores mais tradicionais do mundo, localizados na região chinesa de Suzhou. Última peça a ser escolhida na composição do look, a gravata deve integrar o visual de maneira harmônica.